Por Júnior Queiroz
Nos últimos dias a população de cidades do Cariri recebeu a informação que a principal rodovia da região, a BR-412, ganhou, enfim um nome em homenagem póstuma.
A rodovia que vai da Praça do Meio do Mundo até Monteiro recebeu o nome do Ex-deputado federal, Álvaro Gaudencio Filho, propositura inicialmente apresentada pelo ex-deputado federal, Rômulo Gouveia (in memorian) e agora reapresentada pelo senador Veneziano Vital, com relatoria de Daniela Ribeiro. Apesar disso, sabemos que a vértebra central da trafegabilidade no cariri ganhou nome, mas ainda está longe de ganhar prioridade dos órgãos responsáveis e das autoridades estaduais com peso nos órgãos federais como o DNIT.
Enquanto vemos a BR-230 sendo melhor cuidada (o que é justo), apesar de ainda apresentar problemas, percebemos uma BR-412 esquecida e entregue aos buracos e “crateras” que tem causado acidentes com prejuízos materiais, sequelas graves e até perdas de vidas.
Para analisarmos melhor, basta olhar os números eleitorais apenas de uma das cidades cortadas pela BR. Em 2022 na cidade de Serra Branca, foram 108 candidatos a deputados federais votados sempre com a mesma retórica de defender a região, mas nesse momento onde são necessárias vozes fortes junto ao órgão federal responsável vemos muita pouca adesão à esse pleito. Os maiores reivindicantes são apenas os líderes locais e associações.
Talvez se Álvaro Gaudencio Filho estivesse vivo esse problema não estaria ocorrendo, pois os mais velhos dizem que naquela época tinha um deputado que valia por 100!
Enquanto isso o descaso continua e só nos resta deixar o alerta para nossos motoristas e motociclistas trafegarem com muito cuidado na BR-412.
Blog do Júnior Queiroz