Morre Marinaldo Castelo Branco Melo, ex-prefeito de Soledade

Morreu nesta quarta-feira (21), o ex-prefeito de Soledade, Marinaldo Castelo Branco Melo. Nascido em Juazeirinho, Marinaldo é o quarto de dez filhos de Joaquim Isidoro de Melo e Maria Alabibe de Melo. Contraiu matrimônio com Maria do Carmo Arruda de Melo, carinhosamente chamada de Carminha. Sua família paterna tem origens na cidade de Santa Luzia, enquanto a linhagem materna provém do Ceará.
.
Ele qualificou-se como historiador e lecionou em Soledade. Aos 19 anos, assumiu a posição de secretário geral da Prefeitura de Soledade durante a gestão de Zé João, depois de Zé Joaquim. Posteriormente, desempenhou o papel de Diretor do Colégio Estadual.
.
Venceu as eleições como prefeito da cidade com o lema de campanha “Por uma Soledade melhor”. Ao assumir o cargo, deparou-se com uma Soledade significativamente atrasada e assolada por uma extensa seca.
.
Em busca de soluções imediatas, estabeleceu contato com o prefeito de Soledade, no Rio Grande do Sul, Olavo, que prontamente enviou uma carreta com 25 toneladas de gêneros alimentícios para auxiliar a população local.
.
Além disso, implementou a construção de um quilômetro de rede de esgoto na cidade, visando a melhoria das condições sanitárias. Pagou dívidas atrasadas do município.
.
Marinaldo enfrentou momentos desafiadores durante sua gestão em Soledade, lidando com tanto períodos de fortes enchentes, que resultaram em 400 desabrigados, conforme relato do jornal Diário de Natal (Rio Grande do Norte – publicado em 10 de agosto de 1985), quanto com períodos de secas e escassez de alimentos.
.
Ele também esteve à frente da administração durante a invasão da cidade por flagelados em busca de auxílio diante das condições adversas.

Paraíba Mix

Com História Viva Soledade

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp