As semifinais do Campeonato Paraibano 2024 se iniciam neste sábado (30). Botafogo-PB e Serra Branca se enfrentam no estádio Almeidão a partir das 20h30, com transmissão da TV Arapuan para toda a Paraíba. Esse será o jogo de ida entre as equipes, que duelam pela volta na terça-feira (2).
Esse será o segundo confronto entre as equipes em 2024. No dia 2 de março, em Campina Grande, o Belo venceu o Carcará por 1 a 0 e, naquela época, carimbava sua vaga para a próxima fase da competição ainda líder. Depois de tropeços nas últimas rodadas, o time pessoense largou a liderança e terminou a primeira fase em terceiro, atrás do Serra Branca.
Enquanto o líder Treze enfrenta o quarto colocado Sousa neste domingo (31), o vice-líder Serra Branca recebeu o Botafogo-PB com mando de campo na segunda partida, por justamente terminar a primeira fase à frente do Belo. Por isso, o confronto de hoje será no estádio Almeidão e a volta, no Amigão.
Botafogo-PB
Diferente do Serra Branca, o Botafogo-PB dividia as atenções do Campeonato Paraibano com a Copa do Nordeste. Inclusive, foi a competição regional que fez o time da capital quebrar a sequência negativa que vivia. Desde a vitória sobre o Carcará, em 2 de março, foram empates contra Fortaleza e Sousa, e derrotas para Treze e Atlético de Cajazeiras.
Depois de perder para o Galo e o Trovão Azul, caindo da primeira para a terceira posição, o Belo empatou com o Treze, venceu a Itabaiana e goleou o Bahia, todos os confrontos válidos pela Copa do Nordeste. Com isso, o clube da capital conseguiu avançar para as quartas de final, onde visitará o CRB-AL.
Serra Branca
O Carcará do Cariri tinha um calendário muito mais tranquilo em relação ao Botafogo-PB em 2024. Somente com o Campeonato Paraibano, o clube, do início ao fim, apostou todas as fichas na competição. Inclusive, iniciou a preparação para o estadual com meses de antecedência em comparação com os rivais.
Terminou a primeira fase com a vice-liderança, com 17 pontos, conquistando cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. Marcou 13 gols e teve a melhor defesa da competição com seis sofridos. Depois de ter sido derrotado pelo Belo, venceu CSP e São Paulo Crystal fora de casa, marcando cinco gols e sofrendo nenhum.
Novidade na arbitragem e VAR
Uma novidade nesta fase de semifinal é a escalação de arbitragem padrão Fifa e árbitro de vídeo, tanto em João Pessoa quanto em Campina Grande. O pedido partiu de ambos os clubes, visando a diminuição de erros em ambos os confrontos, algo que foi concedido pela Federação Paraibana de Futebol (FPF).
Neste sábado, O árbitro designado para o confronto é Rafael Klein, de Santa Catarina, enquanto Rodolpho Toski, do Paraná, estará encarregado de comandar o VAR. No jogo de volta, será a vez de Braulio Machado, de Santa Catarina, no campo, e Charly Wendy, também de Santa Catarina, na cabine.
Com MaisPB