A Escola Municipal Ministro Alcides Carneiro, situada em Livramento, no Cariri paraibano, adotou o tema “Inclusão e Equidade” para orientar suas atividades em um projeto de leitura realizado entre os dias 29 de abril e 3 de maio, marcando o encerramento tanto do mês quanto da campanha de conscientização do autismo, conhecida como Abril Azul.
O projeto “Família na Escola Faz Leitura por Prazer” foi idealizado em 2010 pela então diretora da escola, Rosinete Ayres, com a visão de atenuar uma das principais lacunas educacionais dos alunos. Seu objetivo é cultivar o prazer pela leitura entre os estudantes, não apenas no contexto escolar, mas também envolvendo ativamente suas famílias nesse processo.
“As estratégias adotadas pela nossa escola sempre foram pautadas pelo acolhimento, incentivo e diálogo, tanto com os alunos como com as famílias, por isso buscamos sempre integrar esse elo entre eles, fortalecendo cada vez mais essa parceria entre família e escola”, comenta a atual diretora, Verônica Arruda.
Atualmente, na Escola Alcides Carneiro, estão matriculados cerca de 11 alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de outros em investigação. Diante desse aumento significativo no número de alunos atípicos matriculados nas escolas do município nos últimos anos, torna-se ainda mais necessário integrar essas crianças de maneira mais efetiva ao ambiente escolar. Nesse contexto, surge o tema “Inclusão e Equidade” para nortear as atividades deste ano.
“A nossa escola se destaca na busca pelas famílias de crianças atípicas, por ser uma escola acolhedora e que, mesmo diante de tantos desafios, busca garantir os direitos dessas crianças”, complementa Verônica.
Com o passar do tempo, o projeto evoluiu e expandiu seu alcance, não apenas dentro da escola, mas também na comunidade local. Atualmente, as atividades ocorrem semestralmente. Além disso, o projeto não se restringe mais à Escola Alcides Carneiro; ele foi estendido para outras escolas da rede municipal de Livramento.
O envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos desempenha um papel fundamental na adaptação deles e, consequentemente, em se sentirem parte do ambiente escolar de maneira efetiva. Maria das Dores é uma das mães que participa ativamente do projeto e comenta sobre sua experiência:
“Entendo que a minha filha teve sua particularidade e seu tempo de se desenvolver. […] Hoje é notável a construção de informações e aprendizados com a participação ativa da família inserida no projeto. No entanto, não foi uma tarefa fácil alcançar esse resultado; a equipe da escola sempre foi persistente na questão família/escola”, explica Maria das Dores.
A iniciativa se apropria de um conjunto de estratégias para atingir seu objetivo principal. Além da leitura de livros com a família, também são desenvolvidos cadernos de leitura, malas viajantes com livros, que são levadas pelas crianças para casa, sacolinhas de leitura, caixas surpresa e ainda atividades conjuntas, como relato de livros lidos e suporte de gêneros textuais.
“Dessa forma, o projeto estimula a leitura, desenvolve a imaginação, trabalha a memória, aprimora o vocabulário, ajuda na escrita, além de despertar o interesse pela leitura”, diz o pedagogo e professor da escola, Rinaldo Luis Nóbrega.
Estudos expressam que a leitura é crucial para desenvolver a aprendizagem pedagógica e social em crianças no espectro autista, e projetos como o “Família na Escola Faz Leitura por Prazer” demonstram possuir um papel importante de inclusão e socialização dessas crianças para além do ambiente escolar.
Ao promover a participação ativa das famílias e abraçar a diversidade de seus alunos, a Escola Municipal Ministro Alcides Carneiro e seu projeto exemplificam o compromisso com uma educação inclusiva e equitativa. Por meio de iniciativas como essa, comunidades como a de Livramento, avançam na construção de um ambiente escolar acolhedor e enriquecedor para todos os seus membros, independentemente de suas diferenças individuais.
PARAÍBA MIX
Com Blog Waléria Assunção