A Paraíba enviou na noite da última sexta-feira (03), brigadistas e equipamentos de proteção para auxiliar na situação de emergência devido às chuvas intensas que assolam o Rio Grande do Sul. A iniciativa partiu do Consórcio Nordeste, que efetuou uma mobilização conjunta dos estados nordestinos para auxiliar nas operações de resgate e assistência as comunidades afetadas.
Em nota, a coalização afirma que os nove estados do nordeste deixam seus efetivos à disposição do governo do Rio Grande do Sul.
“Hoje, os nove governos do Nordeste deixam seus efetivos à disposição do Governo do Rio Grande do Sul para que juntos possamos combater os efeitos deste desastre natural que atinge nossos irmãos gaúchos”, declarou o Consórcio.
Confira os equipamentos enviados pela Paraíba:
– 2 viaturas tipo ABS: São veículos equipados com sistema de freios ABS (Antilock Braking System), que evita o travamento das rodas durante a frenagem, proporcionando maior controle e segurança ao dirigir. Essas viaturas são essenciais para acessar áreas alagadas e terrenos de difícil acesso durante operações de resgate em enchentes.
– 2 embarcações infláveis: Tratam-se de embarcações que possuem estruturas insufláveis, feitas de materiais como PVC ou borracha, as quais podem ser infladas para se tornarem flutuantes. São utilizadas principalmente em operações de resgate aquático, permitindo o deslocamento seguro das equipes de resgate em áreas inundadas ou de difícil acesso por meio terrestre.
– 2 equipes de salvamento: São grupos de profissionais treinados e capacitados em técnicas de resgate em situações de emergência, como enchentes, deslizamentos de terra, desabamentos, entre outros. Essas equipes são fundamentais para o resgate de vítimas, fornecimento de primeiros socorros e coordenação das operações de salvamento.
– 2 binômios certificados em restos mortais: São duplas compostas por cães especialmente treinados, chamados cães de busca e resgate, e seus condutores. Esses binômios são certificados em localização de restos mortais, ou seja, são habilidosos em encontrar corpos ou vestígios humanos em áreas de difícil acesso ou em meio a escombros após desastres naturais.
– 2 viaturas de canil: São veículos equipados para transporte de cães de resgate, os quais são utilizados em missões de busca e salvamento. Essas viaturas garantem o transporte seguro e adequado dos cães treinados para localização de vítimas em situações de emergência.
A governadora do Rio Grande do Norte e presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra (PT) alertou para situação de emergência no Rio Grande do Sul.
“Falei agora há pouco com o Governador do RS, Eduardo Leite, para saber mais sobre a situação e passando informações sobre a colaboração dos estados do Nordeste estão enviando através dos comandos dos Bombeiros. A situação é dramática. Ele ficou muito comovido, agradeceu o gesto de solidariedade e apoio e estendeu o agradecimento a todos os governadores do Nordeste. É um momento de união e toda ajuda possível para que o povo gaúcho possa superar esse triste momento”, afirmou Fátima através do X, antigo twitter.
Com MaisPB