O Cariri Paraibano nos últimos anos vem sendo reconhecido por autoridades, gestores e principais políticos paraibanos por ser a região do estado onde os prefeitos são mais unidos. Essa união dos gestores caririzeiros já foi destacada, por exemplo do Governador João Azevedo até senadores, deputados, membros de órgãos públicos e é comprovada desde a presença em bloco de gestores em eventos administrativos, atos de cobranças e outros movimentos ocorridos pelo estado como também em Brasília. Se é qualquer ato voltado a municipalidade, lá estão os prefeitos caririzeiros sempre unidos.
Essa união que tem gerado conquistas regionais começou a ser mais consolidada nos anos 2000 com o Pacto Novo Cariri (movimento que colocou as pautas da região para todo o estado e garantiu conquistas). Hoje a união de gestores da região é fortalecida através de instituições como AMCAP, CISCO, entre outras que sempre propõem o debate de forma coletiva.
A união dos prefeitos do cariri tem ganhos positivos em diversas lutas regionais e também locais, sejam por pautas que beneficiem toda região ou ações pontuais que são abraçadas por outras cidades e dessa forma todos garantem avanço.
Diante desse bloco regional que vai além de questões políticas há uma cidade do cariri que infelizmente não acompanha os novos ventos. E isso não ocorre por culpa da sua população, mas sim pelo processo de autoexclusão de quem deveria representar a cidade nos movimentos e discussões regionais. Por lá, o prefeito Dalysson Neves parece não se preocupar com o processo de globalização e a união de forças em prol das cidades e da região. O gestor se recursa a participar de associações regionais, não acompanha as reuniões e encontros que visam buscar ações para a região e dessa forma consequentemente também exclui sua cidade de muitas oportunidades.
Essa ausência é sentida por todos que participam das discussões regionais desde os profissionais autônomos, técnicos de diversas áreas até alguns colegas prefeitos que valorizam a união como a melhor forma de buscar desenvolver suas cidades.
Ainda é tempo de definitivamente o gestor perceber que esse não é o melhor caminho e correr atrás do tempo perdido!
Blog do Júnior Queiroz
Esse artigo expressa a opinião pessoal do comunicador, Júnior Queiroz.