Enquanto muitas cidades vivem o clima antecipado de eleições com pré-candidatos já definidos pelos grupos políticos e já em clima de pré-campanha em Serra Branca a situação é de total indefinição para o pleito vindouro.
A indefinição já começa pelo grupo governista, liderado pelo prefeito Vicente Fialho, que desde os primeiros dias após a sua reeleição já começaram a ser cogitados os nomes de Kleber Ribeiro (Presidente da Câmara e aliado de primeira hora), Flaviana Almeida (Secretária de Administração e pessoa da confiança do gestor e sua família) e também de Dra Alda Dias (atual vice-prefeita).
Em um clima de total indefinição o grupo segue nas discussões internas que as vezes se tornam até externas. Por fora desse triangulo disputado, o vereador licenciado e Secretário de Educação, Paulo Sérgio Barros, tem o seu nome sempre lembrado por aliados e simpatizantes. Apesar da lembrança, o parlamentar se mantém reservado e observando de camarote o embate interno dos três postulantes oficiais do grupo.
No grupo da oposição as indefinições são ainda maiores. Por um tempo, vários oposicionistas nutriram a esperança de um rompimento da vice-prefeita Dra Alda com o grupo governista para assim abraçá-la como pré-candidata, mas a postura da médica, pelo menos até agora, tem demonstrado sintonia política com o prefeito Vicente.
Dessa forma, nos últimos meses os oposicionistas começaram a se movimentar nos bastidores. O nome do ex-candidato Flávio Torreão é lembrado naturalmente, pois apesar de não ter vencido as últimas eleições, obteve uma expressiva votação. Outro nome que surge no grupo é do vereador e empresário Ronaldo da Cerâmica, que recentemente colocou seu nome pra jogo nos confirmou que também tem disposição para disputar a principal cadeira da cidade.
Enquanto isso, o PT que nas últimas eleições municipais amargou seu pior desempenho das últimas duas décadas segue tentando se reerguer com as forças do atuante médico e agora Deputado Estadual, Dr Romualdo Quirino, que conhece bem de política municipal e tem defendido mais pragmatismo e espírito de agregamento, abrindo sempre a possibilidade de uma união das oposições.
Dentro da estrela petista o principal nome que é lembrado pelos simpatizantes e até outros setores da sociedade é o do ex-candidato a prefeito, professor Galeguinho, que é atualmente também é um dos líderes da legenda com mais abertura de diálogo com outras frentes.
Sabendo que em política, as coisas acontecem muito rápido, novos nomes ainda podem aparecer. E com tantos nomes querendo disputar a partida de 2024, há a possibilidade até desse jogo não ser 1×1, como diria o compositor Edgar Ferreira na música cantada pelo paraibano Jackson do Pandeiro.
Em breve, novas atualizações!