Gurjão sediará segundo encontro de formação para os novos conselheiros tutelares do Cariri; confira a programação

O município de Gurjão, no Cariri, está prestes a sediar um evento de grande importância para a região. No dia 4 de novembro, a cidade será palco do II Encontro de Formação para os Novos Conselheiros Tutelares do Cariri. O evento, que tem o apoio total da Prefeitura de Gurjão, promete ser um marco na capacitação e aprimoramento desses profissionais.

Os Conselheiros Tutelares desempenham um papel fundamental na proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes. E para garantir que eles estejam bem preparados para essa tarefa tão relevante, a realização de encontros de formação se torna essencial.

O evento em Gurjão não visa apenas a capacitação dos novos conselheiros tutelares, mas também é destinado a profissionais de diversas áreas que lidam com questões relacionadas à infância e à adolescência. Entre os participantes são profissionais das áreas de saúde, assistência social, educação, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAS), além dos próprios conselheiros tutelares.

Para saber mais informações, entre no grupo do Whatsapp do evento, clicando aqui, ou entre em contato com um dos organizadores do evento, Thalis Morais (83) 9 8775-2425.

Confira a programação:

Sábado 04/11/24

Credenciamento:

08:00h: Abertura dos trabalhos

8:30 Palestra: Os Impactos, avanços e Conquistas do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua na Política da Infância e Adolescência no Brasil e o processo Emancipatório na Construção da Lei 8.069/90 – ECA Sr. José Ribeiro da Silva – Assistente Social, Educador Social de Rua, Membro da ONG – CEMAR, Militante do

MNMMR – Comissão Local de Pombal, Gerente Operacional de Políticas de Ações Afirmativas- SEMDH PB, Ex- Conselheiro Tutelar por Dois Mandatos, Ex – Membro do CEDCA PB

10:30h – Debate

11:30 apresentação cultural.

12h00horas – Almoço / comidas típicas regionalizada da região do Cariri – Especial de Gurjão

13:30horas- Retorno dos Trabalhos

Palestra I – Enfrentamento Ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Dra. Lidia Moura – Jornalista, Advogada e Secretária do Estado da Mulher e Diversidadade Humana

Palestra II – Erradicação do Trabalho Infantil

Dr. Raulino Maracajá – Procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT/PB)

Palestra – III – O Conselho Tutelar e a relação com a Polícia (Cabo Rodney Pereira Rodrigues – 3ª Companhia 11° Batalhão)

15:300h – debate

16:00 (coffee Break)

Palestra IV: Escuta Especializada – Lei 13431, de art. 7º Introdução; Violência doméstica contra criança e adolescente; Histórico e formas de violência; Escuta especializada e depoimento especial; A história da proteção social da criança e do adolescente no mundo; Definição de rede de proteção social

Carrossel do Conselheiro Tutelar:

Saber agir na busca de soluções adequadas, acesso a informação, Capacidade de escutar, Capacidade de interlocução, Acesso aos espaços de decisão, Capacidade de negociação, Capacidade de articulação, administração do tempo, Reuniões eficazes, Criatividade institucional e comunitária, Elaboração de textos, Conselho Tutelar: Receber, acompanhar e monitorar casos.

17:00h – Avaliação e encerramento

Paraíba Mix

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp