Lei cria o Dia da Mulher Sertaneja na Paraíba, em homenagem a Elba Ramalho

Foi sancionada e já entrou em vigor, nesta quinta-feira (2), uma nova lei na Paraíba que institui, anualmente, o dia 24 de junho como o Dia da Mulher Sertaneja. De autoria da deputada estadual Dra. Paula, a lei ainda homenageia a cantora Elba Ramalho.

A lei estadual Nº 12.866 tem o objetivo de promover a igualdade de gênero, o acesso à educação e à saúde, o empoderamento econômico e o reconhecimento do trabalho rural das mulheres na sociedade sertaneja.

A data escolhida para a comemoração anual do Dia da Mulher Sertaneja, 24 de junho, também marca as comemorações do Dia de São João, festividade amplamente comemorada nas áreas rurais da região Nordeste do Brasil, incluindo o sertão paraibano. 

A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB), assinada pelo governador João Azevêdo.

Elba Ramalho e sua relação com a data

Homenageada pela lei Nº 12.866, que institui a data 24 de junho como o Dia da Mulher Sertaneja, a cantora Elba Ramalho tem uma relação íntima com a data. Anualmente, às 0h do dia 24 de junho, a cantora se apresenta no São João de Campina Grande, Agreste da Paraíba, como atração principal. 

Ao som de Elba Ramalho, Campina Grande celebra anualmente a chegada do dia 24 de junho, Dia de São João, com a tradicional queima de fogos. Milhares de pessoas enchem o Parque do Povo para celebrar São João ao som de “Olha Pro Céu Meu Amor”, na voz de Elba, que tradicionalmente marca a virada entre a véspera e o dia do santo junino, na cidade do Maior São João do Mundo.

Com Jornal da Paraíba

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp