O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro das Cidades, Jader Filho, viajarão na sexta-feira (26/01) para a cidade de Patos no Sertão da Paraíba, para participar de evento de entrega de 856 casas do ‘Minha Casa, Minha Vida’.
O programa de habitação federal do Brasil foi criado em março de 2009 pelo Governo Lula. O Minha Casa, Minha Vida subsidia a aquisição da casa ou apartamento próprio para famílias com renda até 1,8 mil reais e facilita as condições de acesso ao imóvel para famílias com renda de até 9 mil.
Uma reportagem publicada pela Folha de São Paulo destacou a relação do presidente Lula com os partidos do Centrão, mais especificamente o Republicanos, do deputado federal Hugo Motta.
Leia:
A cidade é reduto político do deputado federal Hugo Motta, líder do Republicanos na Câmara dos Deputados. Seu pai, Nabor Wanderley Filho (Republicanos), é o atual prefeito de Patos e está em seu terceiro mandato. O avô de Hugo, Nabor Wanderley, e a avó, Francisca Motta, também foram prefeitos de Patos.
No ano passado, Lula promoveu mudanças na sua equipe ministerial para acomodar partidos do centrão e conseguir ter mais apoio no Congresso.
Em setembro, colocou Silvio Costa Filho, do Republicanos, no comando do Ministério de Portos e Aeroportos. Ainda assim, a cúpula declara que não faz parte da base do petista e atua de forma independente.