Michel pedirá veto à proposta que dá o nome do pai ao Anel do Cariri: ‘jamais iria usurpar uma homenagem’

O deputado estadual Michel Henrique (Republicanos) afirmou ao Conversa Política que vai pedir ao governador João Azevêdo (PSB) que vete o projeto de lei com a proposta de dar o nome do pai, o ex-deputado estadual João Henrique, ao Anel Viário do Cariri.

Segundo ele, nunca foi o objetivo retirar a homenagem ao poeta Zé Marcolino, que dá nome ao trecho viário, ligando várias cidades da região.

O projeto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa, com subscrição de outros parlamentares, inclusive de Adriano Galdino (Republicanos), presidente da Casa, adversário do grupo, em Monteiro.

O Anel Viário tem o nome de Zé Marcolino, que nasceu no distrito de São Tomé, embrião do município de Sumé, desde 2012. O poeta é  uma das maiores referências da cultura do Cariri paraibano. Na biografia do poeta, há uma lista de composições com outro mestre, Luiz Gonzaga.

De acordo com Michel houve algum equívoco na tramitação do projeto porque não foi identificada nenhuma duplicidade, em nenhuma das etapas de análise legislativa da proposta.

Eu não queria jamais usurpar qualquer tipo de homenagem ou mérito de quem quer que seja. Quiseram até fazer isso conosco por ocasião da instalação da UTI e do Centro de Hemodiálise. Eu fui vítima disso e jamais vou fazer isso com ninguém”, afirmou l.

O parlamentar afirmou que votará a favor da manutenção do veto porque reconhece o equívoco. Segundo ele, mesmo o projeto atual tendo pequenas diferenças, é semelhante no ideia central.

“Não tenho compromisso com o equívoco, com o erro. Apesar que não passou por mim essa análise (…) já estou, de pronto, fazendo um expediente para o governo do estado, sugerindo o veto desse projeto, me comprometendo já a votar a favor do veto na Assembleia Legislativa”, afirmou ao Conversa Política.

A via liga as cidades de Monteiro, Zabelê, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre, Camalaú, Congo, Caraúbas, São Domingos do Cariri, Cabaceiras, Boqueirão e Queimadas.

A polêmica

João Henrique foi deputado estadual por quatro mandatos consecutivos de 01 de fevereiro de 2007 a 12 de janeiro de 2021. Um dos políticos mais conhecidos da região.

A polêmica e as críticas não eram, necessariamente, por causa da importância de cada um, em sua área de atuação. Mas focava na falta de “consideração”, deselegância e, para alguns, desrespeito ao poeta Zé Marcolino, independentemente dos méritos de João Henrique.

O parlamentar faz bem. Evita mais polêmica e terá oportunidade de fazer a homenagem que deseja ao pai, sem questionamentos.

Anel Viário do Cariri 

A obra completa é composta pela PB-264 – Zabelê/São Sebastião do Umbuzeiro (13,2); PB-240 – São Sebastião do Umbuzeiro/São João do Tigre (22 km); PB-224 – São João do Tigre/Camalaú (25 km); PB-196 – Camalaú/Congo (24 km); PB-196 – Congo/Caraúbas (22 km); PB-186 – Caraúbas/São Domingos do Cariri (13km); PB-186 – São Domingos do Cariri/Cabaceiras (24,5 km; PB-214 – Congo/Divisa da Paraíba com Pernambuco (17 km) e a PB-148 – Cabaceiras/Boqueirão/Queimadas (53 km), beneficiada  com obra de restauração e reforço estrutural e sinalização.

Jornal da Paraíba

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp