Estudioso prevê início da estação chuvosa no Cariri

O semiárido da Paraíba terá chuvas isoladas entre os dias 12 e 16 de fevereiro, já entre os dias 17 e 24 de fevereiro terá início a estação chuvosa do Cariri, Sertão e Altosertão do Estado prevê o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira.

De acordo com o estudioso, a conjuntura indica boas chuvas para o semiárido do Estado entre os dias 17 de fevereiro e 15 de março, ainda que de forma irregular dévido a influência do fenômeno climático e oceânico El Niño de fraca intensidade, pontua.

O estudioso reafirma a perspectiva de chuvas variando de normais a abaixo da média durante a quadra chuvosa de fevereiro a maio do semiárido paraibano, e indica uso consiciente da água para evitar o desperdício.

Em relação a maioria dos grandes açudes do interior do Estado, a perspectiva conforme prevê o estudioso é de recargas menores que em 2018, a exemplo de Coremas, Mãe d’ Água, Engenheiro Ávidos, Lagoa do Arroz, Cachoeira do Cegos, Engenheiro Arcoverde, Capivara e etc…

Em relação as lavouras o pesquisador prevê algumas perdas principalmente nas lavouras de milho em áreas do Cariri, Sertão e Alto-sertão da Paraíba.

Por: Junior Queiroz em 12 de fevereiro de 2019

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *