Júnior Queiroz: “Eu tenho uma pergunta ao povo de São João do Cariri”

O Portal Paraíba Mix lançou nesta semana seu espaço voltado para colunistas onde vários nomes conhecidos do público estarão trazendo suas opiniões em texto, áudio e vídeo.

O Diretor do Portal e radialista Júnior Queiroz estará trazendo periodicamente sua opinião através da coluna. Na sua estreia o radialista abordou como tema principal a cidade mãe do cariri: São João do Cariri.

Confira:

Por Júnior Queiroz

Todos os paraibanos sabem ou pelo menos deveriam saber a importância da cidade de São João do Cariri, que foi fundada no século XVII e já chegou a deter 1/3 do território da Paraíba com forte economia e detentora de grandes conquistas.

Nas últimas décadas a população da cidade viu seu território ser dividido e nascerem novos municípios ao seu redor. Essas cidades, a exemplo de Serra Branca, foram ganhando representações políticas próprias e diversas conquistas.

Atualmente, São João sofre com a falta de uma agência bancária de maior porte, Correios apresenta serviços limitados, não sedia nenhuma gerencia governamental da região e viu nos últimos anos o fechamento da sua principal casa de saúde: a Fundação Vandilo Brito. E agora, se foi o Detran, após 16 anos.

Se não bastasse, a cidade tem se deparado com um executivo omisso que é liderado (ou não) por um gestor, diga-se de passagem, honesto e de uma vida limpa, mas que vem respondendo a uma ação do Ministério Público que questiona sua condição de saúde para gerir o município. A Câmara Municipal tem uma parcela (isso significa: não todos) de vereadores que mudam de postura e lado de acordo com as conveniências, enquanto a outra parcela que tenta fazer algo fica perdida entre uma oposição que está com a cabeça em 2020 e uma situação que sequer consegue defender um governo (coisa que nem o próprio gestor faz).

Como explicar o fato da cidade que já foi uma das principais da Paraíba, formada por famílias trabalhadoras ter apenas 11,8 % da população ocupada (incluindo os que recebem menos de um salário mínimo) e um Índice da Pobreza (IPH) que atinge 53,09% da população?

Todos esses dados servem para a reflexão do povo e de seus representantes (que repito, existe uma parcela que pensa na cidade acima de interesses pessoais).

Finalizo essa primeira coluna, de tantas que ainda escreverei, fazendo a seguinte indagação: Essa política instalada no município tem feito o povo humilde e trabalhador, que precisa dos serviços básicos, perderem muito nos últimos tempos. E se o povão tá perdendo, quem são aqueles que estão levando a melhor? Fica a pergunta!

Em tempo: São João do Cariri merece bem mais do que uma sala do Detran, merece voltar ao seu lugar de protagonismo na região.

 

Júnior Queiroz é Radialista e Diretor do Portal Paraíba Mix

Por: Junior Queiroz em 12 de fevereiro de 2019

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

7 Comentários

  1. JV disse:

    Parabéns e obrigado por levantar essa questão, apesar de não ser filho de São João fez o papel melhor que os próprios, resta ao povo acordar e sair desse comodismo mórbido que tem elegido gestores cada vez mais alheios aos problemas da população.

  2. Leda Maria Cantalice de Medeiros disse:

    Parabéns Júnior por retratar tão bem e com tamanha precisão o que acontece com a nossa cidade. Temos uma história secular que nos orgulha porém cada vez mais essa historia fica empobrecida pela insensatez e falta de vontade politica da maioria dos seus gestores.

  3. parabéns para vc radialista Júnior vc simplesmente enfatizou tudo isso que São João precisava ler e ver pois é assim que estamos estagnados no tempo sem ter a quem recorrer,todos políticos que estão políticos a maioria é só pensando neles e não na população

  4. Iara Gouveia disse:

    É verdade Júnior Queiroz.
    É muito triste vê uma cidade perdendo suas conquista,e os políticos não fazerem nada.
    A população sofre com falta de infraestrutura, emprego, saúde e segurança.

  5. Maristela Coutinho de Morais disse:

    Parabéns! Todas as questões foram muito bem colocadas. Em 2016 a convite de Álvaro Neto e com o apoio do meu saudoso irmão Hermano Morais meu nome foi cogitado a candidata a Prefeita. Na época, tive a preocupação de realizar um diagnóstico sobre a realidade de São João do Cariri, uma análise sobre as políticas públicas existentes; um levantamento da aplicação dos recursos, entre outras questões relevantes para a elaboração de projeto de governo voltado para o desenvolvimento de São João. Nossa preocupação estava voltada para a retomada do seu desenvolvimento nos mais diversos segmentos da sociedade. Foco em políticas para o homem da zona rural, profissionalizaçao dos jovens, esporte, promoção humana para melhor idade, entre outras de relevância impacto social, através de projetos junto ao Governo Federal ,parcerias com a UEPB, entre outras entidades. Porém, com o falecimento de Hermano, entre outras questões, não levamos o nosso projeto a frente. Em várias reuniões que tivemos oportunidade de acompanhar Álvaro Neto a com vários representantes do Legislativo Municipal e com o próprio Prefeito, pude observar que ninguém tinha proposta ou sequer um projeto sequer como algo novo para São João. Infelizmente tudo circulava apenas nos interesses individuais dos candidatos: Eleger o Prefeito e seus vereadores aliados. Hoje, mais que ontem, lamento pelo povo que no dia dia sofre com o descaso dos seus representantes.

    Maristela Coutinho de Morais

  6. Sheila disse:

    São João do Cariri, parou no tempo. Primeiramente, o povo precisa aprender a votar e pensar no coletivo, e não no individualismo. Parar com a mesmice de passar anos votando em um único candidato. Infelizmente, a péssima gestão do atual prefeito está atingindo diretamente a todos os residentes dessa cidade. Está visível que o prefeito está com problemas de saúde, e a família tem uma certa resistência para o mesmo não se afastar da prefeitura. O mais revoltante é saber que existe um vice-prefeito para substituir o prefeito, e não tem espaço para exercer o seu direito nesses casos. Na verdade, o prefeito Cosme NÃO administra nada, tudo é administrado pela esposa/primeira-dama e família. Um absurdo! Não tem uma alma para ser a porta voz do povo. Ainda tenho a esperança de vê um São João do Cariri melhor. Essa administração atual e esses podres da câmera municipal que deveriam ser o porta-voz do povo NÃO trabalham em prol do povo.

  7. Marise Alves disse:

    O prefeito está sofrendo com Alzeimer e o MP está investigando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *