São José dos Cordeiros promove maior edição do Festival Cabra na Praça e alcança marca de quase 400 animais expostos

O 6º Festival Cabra na Praça em São José dos Cordeiros foi um sucesso. O evento idealizado e realizado pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do município, com patrocínio da Prefeitura Municipal e apoio da EMPAER, SEBRAE, AGUBEL dentre outros bateu recordes de público, premiação, competidores e número de animais em exposição.

Pela primeira vez, o festival contou com 80 baias totalmente lotadas com 383 Caprinos e Ovinos, de elevada qualidade genética de estados do Nordeste como Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Paraíba. Quem visitou o evento ficou encantado com a beleza e o porte dos animais.

Foram mais de 30 cabras concorrendo ao torneio Leiteiro, mais de 200 animais sendo julgados em pista, resultando em uma premiação de mais de 12 mil reais. O sucesso foi tamanho que o comércio da cidade em alguns itens ficaram desabastecidos, com presença de produtores de várias cidades da região e até de localidades distantes.

O Festival Cabra na Praça alcançou um nível que o consolidou entre os principais eventos do município e com mérito especial para os produtores, que se engajaram e promoveram seu crescimento.

Para o prefeito Jefferson Roberto, é muito bom para a gestão apoiar uma iniciativa que parte da população, daqueles que produzem e fazem a economia do município girar. “A Prefeitura deu e continuará garantindo total apoio ao festival cabra na praça e acredito que o evento só tem a crescer, transformando-se no futuro num encontro de referência regional e estadual. Apostar nos produtores rurais é ao meu ver a melhor saída para alavancar nosso crescimento”, pontuou o gestor.

Entre as inovações desta edição está a criação da pista de julgamento de animais sem registro, porém com padrão genético, dos produtores do município. O objetivo era o de estimular o melhoramento do rebanho, visto que os melhores foram, também, premiados.

Outra inovação foi a transformação da festa que outrora era privada, em evento totalmente público, com apresentações artísticas inclusive gratuitas na praça, fazendo jus ao nome do festival “Cabra na Praça”. Animaram o evento dois artistas da terra (Nascimento Filho e Tiago dos Teclados), junto também com o jovem garoto de Livramento, Caio do Acordeon.

Para o presidente da Associação, Júnior Faustino, o festival ganhou um forte impulso nesta edição e isso se deve a parceiros importantes como a Prefeitura de São José dos Cordeiros, nas pessoas do prefeito Jefferson Roberto e do secretário de agricultura Dayvison Romeryto, e da EMPAER na pessoa de Ismar Vilar.

A maior edição de todos os tempos do Festival Cabra na Praça foi encerrada com o tradicional Banho de Leite, onde os maiores premiados foram banhados com muito leite, fruto da produção dos criadores do município.

Por: Junior Queiroz em 14 de maio de 2019

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *