Nesta segunda-feira (06), o presidente da Câmara de São João do Cariri, vereador Francisco Júnior, e o presidente da Câmara de Gurjão, vereador Marcelo Farias, estiveram presentes em uma audiência na sede do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Na ocasião, foram recepcionados pelo superintendente, Cícero Gregório, e pelo técnico, Albérico, para discutir a exclusão das cidades de Gurjão e São João do Cariri do programa Garantia-Safra.
O Garantia-Safra é um programa voltado para agricultores familiares que vivem em regiões sujeitas a perdas de safra devido à seca ou excesso de chuvas. No entanto, as duas cidades foram excluídas do programa, levantando questionamentos por parte dos parlamentares.
De acordo com os vereadores, as prefeituras que não foram contempladas serão notificadas e terão um prazo para apresentar um acordo demonstrando as perdas enfrentadas pelos agricultores locais. Eles destacaram que os agricultores pagaram os boletos, as prefeituras também efetuaram os pagamentos, e os laudos técnicos emitidos pela Empaer comprovaram as perdas.
“Estamos aqui buscando uma solução para essa situação preocupante que afeta diretamente nossos agricultores familiares. É injusto que nossas cidades tenham sido excluídas do Garantia-Safra sem uma justificativa plausível. Vamos lutar para garantir que nossos agricultores recebam o auxílio que lhes é devido”, afirmou o presidente da Câmara de São João do Cariri, Francisco Júnior.
Marcelo Farias, presidente da Câmara de Gurjão, ressaltou a importância de esclarecer os motivos da exclusão e buscar uma solução rápida e eficaz. “Nossos agricultores dependem desse programa para garantir sua subsistência. Estamos aqui para garantir que eles não sejam prejudicados e que recebam o apoio necessário do poder público”, enfatizou Farias.