O “Cine Jericóllywood Transformando a Educação pelo Audiovisual” também é um projeto paraibano que venceu o Prêmio LED 2024, da Globo, na categoria “Educadores”. A iniciativa fomenta a produção audiovisual em comunidades da zona rural de Serra Branca, no Cariri da Paraíba.
O projeto surgiu a partir de uma iniciativa da pedagoga Janiglécia Tavares Lopes, que é professora na Escola Municipal José Romão de Jesus, em Serra Branca. O objetivo dela era aproximar o universo do cinema às crianças da comunidade, que não tinham acesso ao mundo audiovisual.
“Criamos o projeto audiovisual porque era algo que não era acessível para quem é das nossas comunidades. O cinema mais próximo fica a 120 quilômetros de lá, em Campina Grande”, disse Janiglécia Tavares Lopes, professora e criadora do projeto.
Inicialmente, em 2021, a iniciativa aconteceu apenas na turma do primeiro ano do ensino fundamental. Os alunos aprenderam a escrever roteiros de filmes, tiveram oficinas cinematográficas e passaram, também, a produzir curtas em stop motion. Depois, as crianças começaram a também produzir curtas-metragens com atuação.
Nas aulas de campo, eles chegaram a viajar para cidades como Cabaceiras, no Cariri paraibano, conhecida como “Roliúde Nordestina”, onde puderam aprender mais sobre cinema. Entre as produções realizadas está, inclusive, uma adaptação de “O Auto da Compadecida”, texto de Ariano Suassuna que virou filme e projetou Cabaceiras como a cidade do cinema no Nordeste.
“Não queríamos só mostrar o cinema, mas que eles fizessem cinema e interagissem com audiovisual”, relatou a professora.
O projeto ganhou fama entre as comunidades da região de Serra Branca, e além da escola Escola Municipal José Romão de Jesus, outras duas unidades educativas também aderiram à iniciativa e passaram a fomentar o audiovisual entre estudantes da educação infantil.
Produção audiovisual no Cine Jericóllywood, projeto vencedor do Prêmio LED 2024 — Foto: Arquivo Pessoal/Janiglécia Tavares
Atualmente, além das crianças, outros moradores locais, como idosos, também participam das produções. E desde 2022 o projeto Cine Jericóllywood promove uma mostra de cinema anual, onde acontece a entrega do prêmio “Jatobá de Ouro” para pessoas que tiveram destaque no trabalho audiovisual realizado.
De acordo com a professora, o nome da premiação faz referência à resistência que a fruta jatobá representa para a população local.
“Antigamente na nossa região [o jatobá] era a fruta que sustentava quem não tinha condição. Então, o que mais poderia simbolizar nossa comunidade? O jatobá, que não é só símbolo de resistência, mas que saciava a fome das pessoas e sobrevive até hoje, mesmo na seca. Foi algo que nos motivou a continuar”, explica a Janiglécia.
Agora, a comunidade de Serra Branca celebra o reconhecimento do projeto no Prêmio LED. A iniciativa, que concorreu com outras 600 nas semifinais do prêmio, é uma das vencedoras na categoria “Educadores”, e divide o reconhecimento com outra ação paraibana, o “Projeto Esperança no Espaço”, que foi um dos ganhadores na categoria “Empreendedores e Organizações inovadoras”.
Para Janiglécia Tavares, o prêmio representa uma conquista para a comunidade.
A comunidade apoiou, mesmo sem condições, mas com o que eles podem nos ajudam fazendo bingos, rifas… E assim a gente consegue sustentar o projeto e todo ano estamos lá”, finalizou.
Crianças do projeto Cine Jericóllywood, um dos vencedores do Prêmio LED 2024 — Foto: Arquivo Pessoal/Janiglécia Tavares
O que é o Prêmio LED
O Prêmio LED é uma iniciativa da Globo e da Fundação Roberto Marinho, que nasceu com o propósito de iluminar práticas inovadoras na educação brasileira e de reconhecer quem está revolucionando o setor.
Pioneiro no país, a ação tem a finalidade de ser uma conexão com o futuro da educação e vai agregar três principais pilares: uma premiação, um festival e uma plataforma de relacionamento permanente com os interessados pelo tema.
Esse ano, foram seis ganhadores, que irão dividir o prêmio total de R$ 1,2 milhão. As histórias dos vencedores do Prêmio LED 2024 serão apresentados e celebrados no ‘Especial LED’, programa exibido pela TV Globo em abril de 2024.
Com G1/Paraíba