Os senadores paraibanos Veneziano Vital e Daniella Ribeiro se posicionaram neste domingo (8) contra as declarações preconceituosas feitas por um integrante da banda Cavaleiros do Forró sobre o município de Coxixola. Ambos somaram suas vozes ao senador Efraim Filho, que já havia se manifestado anteriormente, reforçando a defesa da dignidade e do respeito à cidade e à sua população.
O senador Veneziano Vital lamentou profundamente o ocorrido:
“Lamento profundamente a declaração preconceituosa e ofensiva proferida por integrantes da Banda Cavaleiros do Forró contra o município de Coxixola e seu povo, uma cidade que merece, de todos nós, o devido reconhecimento e o respeito necessário.”
A senadora Daniella Ribeiro, por sua vez, emitiu uma nota de repúdio contundente, destacando o tom xenofóbico e preconceituoso das declarações:
*“Venho por meio desta nota expressar o meu total repúdio pelas declarações xenofóbicas emitidas pelo músico da banda Cavaleiros do Forró contra o município de Coxixola. Em tom de brincadeira, o músico tentou minimizar o município, ironizando o fato da cidade não possuir shopping center, e, na mesma ocasião, outro integrante da banda acrescenta que ‘é uma cidade ruim do cão’, conforme vídeo amplamente divulgado nas redes sociais.
Tais declarações são vergonhosas e merecem nosso total repúdio. O fato de um município ser pequeno geograficamente não dá a ninguém o direito de menosprezá-lo, nem minimizar o seu povo, sua luta, sua história.
Deixo aqui o meu sincero apoio ao povo querido de Coxixola, tão acolhedor e gentil com todos que a visitam. Não admitimos xenofobia nem qualquer grau de preconceito contra os nossos municípios e o nosso povo.”*
As declarações do cantor, que desqualificaram a cidade ao mencionarem a ausência de um shopping e ao classificarem-na como “uma cidade ruim do cão”, geraram forte repercussão e indignação. Além do apoio dos três senadores, a população e diversas autoridades têm manifestado solidariedade à Coxixola, cidade reconhecida não apenas por sua hospitalidade e história, mas também por ser referência em educação na Paraíba.
O posicionamento firme dos parlamentares reflete a união em defesa das cidades paraibanas e a rejeição a qualquer forma de preconceito ou xenofobia. A expectativa agora é por uma retratação pública por parte do cantor e da banda, diante da repercussão negativa de suas palavras.
Paraíba Mix