3° Seminário de Educação Inclusiva reúne mais de 15 cidades do Cariri na cidade de Gurjão

Na última sexta-feira (17) a cidade de Gurjão foi palco pelo 3° ano seguido de mais uma edição do Seminário de Educação Inclusiva. o evento educacional reuniu profissionais da educação de mais de 15 cidades da região do Cariri paraibano e teve o objetivo de oportunizar o compartilhamento das experiências vivenciadas e tendências sobre o tema, visto a necessidade constante de capacitar para uma educação mais inclusiva e diversa.

Estiveram presentes na abertura oficial o Prefeito Ronaldo Queiroz , Jane Erika (Educação) , Fabio Coutinho (Infraestrutura) , Diego Gurjão (Turismo) , Orlando Jr (Des. Rural), Myrna Amaral (Sub. Secretária) e os vereadores Elizete , Marcelo Farias , Junior Moraes e Diogo Coutinho , alem do palestrante Morib Macedo.

O Prefeito Ronaldo Queiroz fez a abertura oficial e completou dizendo ” buscamos sempre oferecer uma formação comprometida com a construção da escola inclusiva, com base nos valores democráticos e éticos, nos termos do respeito às diferenças e do enfrentamento do preconceito e discriminação nos ambientes escolares, o que cria condições especiais para o desenvolvimento científico e aproximação da academia à realidade educacional, na nossa gestão em Gurjão é tratamento é igualitário sempre pensando no bem comum do próximo e esse seminário expandimos para todas as cidades através da AMCAP para mostrar como se geri educação inclusiva”.

O evento contou com duas partes a primeira foi a palestra com o renomado jornalista Morib Macedo que proferiu sua palestra magna “Você é a sua escola” e finalizado a primeira parte pela amanhã foi realizada uma mesa redonda Direito à Diversidade: Metodologias e Práticas Multidisciplinares Palestrantes Arthur Marinho – Prof.º Substituto da UEPB e mestre em Filosofia pela UFPE Emille Burity Dias – Psicóloga, Psicopedagoga, Mestre e Doutoranda em Neurociência Cognitiva e Comportamento. Ana Paula Borges Laurindo – Psicóloga, Pedagoga e Especialista em Educação Inclusiva Michelle Mayra Palmeira Cordeiro – Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica.

Irllem Chriscyan Alexandrino Ribeiro de Melo – Psicóloga, Neuropsicóloga e Especialista em Transtornos do Desenvolvimento e do Espectro Autista. Coordenação: Carolina Albuquerque – Prof.ª Substituta da UEPB e mestre em Antropologia pela UFPE , e durante a tarde foram realizadas as oficinas a Oficina 1: “O uso do lapbook para adaptar e incluir”. – Emille Burity Dias Oficina 2: “Educação e diversidade étnico-racial: um desafio à escola”. – Ana Paula Borges Laurindo Oficina 3: “Oficina de ideias: O processo de desenvolvimento de recursos pedagógicos adaptados”. – Michelle Mayra Palmeira Cordeiro. Oficina 4: “Utilizando o método sinapse para identificar as potencialidades dos alunos com deficiência” – Irllem Chriscyan Alexandrino Ribeiro de Melo Oficina 5: “Vozes anoitecidas”: uma discussão sobre corpo, subjetividade e educação inclusiva – Carolina Albuquerque Oficina 6: “(Re) conhecendo a importância de conteúdos filosóficos na prática da escola inclusiva”. – Arthur Marinho.

Com Ascom PMG

Por: Junior Queiroz em 20 de maio de 2019

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *